Conselho de classe participativo: um lugar pedagógico e democrático
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Data
2018-12-01Autor
Alves, Paulete Cykman Rodrigues
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O presente trabalho se dedica ao estudo do conselho de classe participativo, uma prática importante para que aconteça uma reflexão, tanto por parte dos educadores como pelos educandos, passando a possibilitar um desenvolvimento analítico, bem como fornecer aos alunos caminhos para a construção de novos conhecimentos. Assim, este trabalho monográfico objetiva questionar como o conselho de classe participativo pode-se tornar um lugar democrático, de modo a minimizar dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, que busca entender problemas da área da educação e buscando soluções para esse revés. A coleta de dados foi por observação, sendo que o estudo dos dados aconteceu através de análise de conteúdo. Através da pesquisa chega-se a um conhecimento mais minucioso do resultado dos processos em que estão envolvidos. Práticas escolares que requerem a participação dos alunos de modo mais efetivo, contribuem para a sua socialização, sendo importante ferramenta no processo de desenvolvimento dos indivíduos, de modo saudável dentro da sociedade em que estão inseridos. É função da escola, como instituição propor práticas pedagógicas e pautar suas ações com o objetivo de proporcionar aos educandos uma formação ampla e capaz de promover o desenvolvimento de suas capacidades nas diversas dimensões que os caracterizam como seres humanos. Neste contexto, alguns elementos presentes no ato educativo precisam ser reinterpretados, possibilitando ao educando o acesso a deliberações da escola, obtendo uma postura crítica no que diz respeito às formas de avaliação e o modo como lidar com os resultados obtidos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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