Desafios e avanços da gestão escolar democrática na rede pública estadual da Região Sul do Brasil
Fecha
2018-11-30Autor
Longaray, Geruza Prestes da Silva
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Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre os Planos Estaduais de Educação (PEE) dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especificamente quanto ao tema da gestão democrática escolar; e também sobre os textos do GT4: Estado e Política Educacional, da ANPEd – Sul, apresentados na XI Reunião Científica da Região Sul, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2016 e, publicados nos Anais no ano de 2017. Foram analisados ainda textos sobre a gestão democrática escolar, para balizar a construção do diagnóstico apresentado e o apontamento de desafios e avanços nesta área para a região Sul do Brasil. Concluiu-se que todos os estados analisados possuem grandes desafios na construção desse modelo de gestão. Embora muitos avanços tenham sido apresentados pelos pesquisadores do GT4, entre eles, a luta pelo fortalecimento dos colegiados que auxiliam diretamente a direção, na gestão escolar; somente com a constante pesquisa de todos os segmentos da comunidade escolar é que se poderá conquistar a qualidade na educação que todos almejam.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]
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