A importância da gestão escolar na relação entre família e escola: uma análise da educação infantil
Abstract
A presente pesquisa faz uma análise da participação da família na vida escolar dos estudantes, principalmente etapa da educação infantil, a qual é a base para as demais etapas. Tem como objetivo geral refletir sobre aspectos relativos à relação entre família e escola, ressaltando as implicações desta na formação do indivíduo na infância (educação infantil). Utilizou-se como objetivos específicos: argumentar sobre o conceito de infância e sua importância para as demais etapas da vida; compreender a historicidade daquilo que hoje compreendemos como Educação Infantil; analisar os sentidos e valores que a etapa representa para a formação dos sujeitos; e, refletir sobre como a Gestão Escolar pode contribuir para que a família participe mais da escola. A relevância desta pesquisa justifica-se em razão de se observar que ainda existe uma grande dificuldade de interação entre família e escola na educação infantil. Portanto, faz-se necessário que esforços sejam direcionados para evidenciar tal problemática. Por fim, reconhece-se a importância da interação entre a escola e família, pois sozinha a escola não consegue assumir as funções de ensinar, estas, que se referem à educação formal com o intuito de garantir o desenvolvimento intelectual através do processo de ensino-aprendizagem, e o educar referente à educação informal, esta, que ocorre no âmbito familiar, onde a criança aprende o respeito mútuo e a convivência com as regras exigidas pela sociedade. Desta forma, reconhece-se que a escola tem o papel de reforçar e acrescentar, mas nunca, de assumir o papel da família.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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