Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorVinadé, Bibiana Barrios
dc.date.accessioned2019-02-05T12:09:06Z
dc.date.available2019-02-05T12:09:06Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15551
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims to understand a pedagogical project in a school in Restinga Seca, RS, which has students from Quilombo. This is a qualitative research with descriptive study (YIN, 2015) that analyzed Pedagogical Project according to YIN’s proposing. For supporting this study it was used the bibliography of Vitor Henrique Paro (2017), Heloísa Lück (2000, 2017), Mattos (2007), Pare, Oliveira & Velloso (2007). As a result we understood that the teaching for students from Quilombo was according to pedagogical project of school adjusting teaching to popular knowledge. However through researcher’s experience that is inserted in that community we can say that the joint work is very slow yet. The work developed at school is far from the pedagogical project because besides not getting a continuous involvement among teachers and students there is a divergence between theory and practice. The pedagogical project in no small measure does not assist students from Quilombo. Thus it was concluded that is indispensable to know students’ culture and school reality because it helps teachers seek new methodologies to incorporated teaching diversity. To identify students’ culture is crucial to have a meaningful learning and accept cultural plurality of society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectQuilombolaspor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.titleO fazer docente no contexto das diferenças socioculturais: um olhar a partir do projeto pedagógico (PP)por
dc.title.alternativeThe teacher in the context of sociocultural differences: a look at pedagogical projecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral compreender o fazer docente no Projeto Pedagógico (PP) de uma escola municipal de Restinga Seca/RS que atende alunos remanescentes de Quilombo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso descritivo (YIN, 2015), em que se analisou, conforme a proposta de Yin (2015), o Projeto Pedagógico (PP) da escola. Para fundamentar este estudo, optamos pelos/as autores/as Vitor Henrique Paro (2017), Heloísa Lück (2000, 2017), Mattos (2007), Pare, Oliveira & Velloso (2007). Como resultado, compreendeu-se que o fazer docente é contemplado no PP da escola que atende alunos remanescentes de quilombo entrelaçando a aprendizagem ao saber popular. Contudo, por meio da convivência e experiência da pesquisadora que está inserida na comunidade, é possível afirmar que na prática, o trabalho conjunto na escola anda a passos lentos. O trabalho desenvolvido na escola se caracteriza distante das ações elaboradas no PP e um tanto utópico, porque, na prática, além de não se observar um envolvimento contínuo entre alunos e professores, há um distanciamento entre a teoria e a prática. O PP da escola em grande parte não atende a realidade da comunidade quilombola, porque na prática, não são trabalhadas as ações estabelecidas no referido documento. Desse modo, conclui-se que é essencial conhecer a cultura dos alunos e a própria realidade escolar, pois facilita ao professor a busca de novas metodologias para integrar a diversidade do ensino. Identificar as culturas dos alunos é crucial para a aprendizagem ser significativa e o ensino esteja de fato, acolhendo a pluralidade de cultura que a sociedade possui.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto