O fazer docente no contexto das diferenças socioculturais: um olhar a partir do projeto pedagógico (PP)
Resumen
Este trabalho teve como objetivo geral compreender o fazer docente no Projeto Pedagógico (PP) de uma escola municipal de Restinga Seca/RS que atende alunos remanescentes de Quilombo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso descritivo (YIN, 2015), em que se analisou, conforme a proposta de Yin (2015), o Projeto Pedagógico (PP) da escola. Para fundamentar este estudo, optamos pelos/as autores/as Vitor Henrique Paro (2017), Heloísa Lück (2000, 2017), Mattos (2007), Pare, Oliveira & Velloso (2007). Como resultado, compreendeu-se que o fazer docente é contemplado no PP da escola que atende alunos remanescentes de quilombo entrelaçando a aprendizagem ao saber popular. Contudo, por meio da convivência e experiência da pesquisadora que está inserida na comunidade, é possível afirmar que na prática, o trabalho conjunto na escola anda a passos lentos. O trabalho desenvolvido na escola se caracteriza distante das ações elaboradas no PP e um tanto utópico, porque, na prática, além de não se observar um envolvimento contínuo entre alunos e professores, há um distanciamento entre a teoria e a prática. O PP da escola em grande parte não atende a realidade da comunidade quilombola, porque na prática, não são trabalhadas as ações estabelecidas no referido documento. Desse modo, conclui-se que é essencial conhecer a cultura dos alunos e a própria realidade escolar, pois facilita ao professor a busca de novas metodologias para integrar a diversidade do ensino. Identificar as culturas dos alunos é crucial para a aprendizagem ser significativa e o ensino esteja de fato, acolhendo a pluralidade de cultura que a sociedade possui.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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