Projeto polítivo pedagógico de uma escola do século XXI: entre desafios e possibilidades
Resumo
A Educação é um tema que sempre foi fonte de debates e embates calorosos. Debates complexos e difíceis, pois na maioria das vezes não se trata somente da certeza da necessidade de mudanças, mas sim de como essas serão ou não implementadas. Este trabalho tem por objetivo principal compreender quais os elementos necessários para se pensar o projeto político pedagógico de uma escola para o século XXI, considerando possibilidades de melhoria na qualidade do ensino. Para tanto, buscou-se a pesquisa qualitativa, ao analisar o Projeto Político Pedagógico de uma Escola Inovadora (Escola para o Século XXI), juntamente com a análise de revisão da literatura e da legislação. As políticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares, que são previstas a partir da Constituição Federal de 1988, têm intenções que vão além da organização, estrutura e gestão da escola, essas são portadoras de intenções, valores, atitudes e práticas que irão influenciar a formação dos alunos. Portanto, na elaboração ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico é necessário que os participantes desse processo tenham conhecimento da sua importância para o funcionamento da escola como um local onde se adquire, construa e reconstrua conhecimentos que a comunidade realmente necessita. Em meio à tantas transformações, em pleno século XXI o mundo vive uma revolução cultural e tecnológica. Isso implica num constante repensar da educação. Há necessidade de revisões sobre a real função da educação e da escola, o que demanda também, o replanejamento da reorganização da dinâmica de ensino e aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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