O coordenador pedagógico na gestão escolar
Fecha
2018-11-30Autor
Seling, Damaris Ramson Fuhrmann
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa tem como tema: O Coordenador Pedagógico na Gestão Escolar, objetivando analisar o papel do coordenador pedagógico na gestão escolar, seus desafios e como acontece a atuação da coordenação pedagógica em uma escola particular e em uma escola municipal de Santo Ângelo/RS. Inicialmente são apresentados dados sobre a democratização da gestão escolar e uma análise histórica da atuação do coordenador pedagógico nas escolas. A metodologia de pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. Este questionário foi respondido por duas coordenadoras pedagógicas, uma atuante em uma escola particular e outra em escola municipal, em Santo Ângelo/RS. Após a análise dos dados da pesquisa são trazidas as considerações finais acerca do papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão escolar democrática. Os resultados apontam para a importância da atuação deste profissional, em parceria com o gestor, mediando também as relações que se estabelecem nas instituições de ensino. Alguns desafios precisam ser superados, entre eles o resgate de identidade por parte dos próprios coordenadores pedagógicos sobre sua função e também por parte da comunidade escolar em relação à atuação deste profissional. Da mesma forma, conclui-se que a gestão democrática, na prática, ainda precisa de grandes avanços.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: