Processos avaliativos e a importância do acompanhamento da gestão escolar em uma escola estadual de ensino fundamental do município de Frederico Westphalen - RS
Resumen
O presente trabalho tem como problema de pesquisa: Em que medida as práticas avaliativas utilizadas pelos professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Frederico Westphalen/RS são acompanhadas pela gestão? Com o objetivo geral buscou-se identificar e analisar os processos avaliativos desenvolvidos na escola pesquisada e perceber se esses têm acompanhamento da gestão escolar. O referencial teórico se baseia em: Hoffmann (1991), Libâneo (2007), Luckesi (2001- 2005), Vasconcellos (1993), dentre outros autores que contribuíram para a discussão e análise do estudo, buscando compreender a importância do processo avaliativo para um ensino de qualidade. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, onde aplicou-se um questionário, no qual professores e gestores escolares responderam livremente sobre o assunto pesquisado. Para a análise dos dados coletados realizou-se a análise do conteúdo. Com a referida pesquisa percebeu-se que o processo avaliativo é diário e contínuo. Assim, com a avaliação, os professores podem compreender e entender as dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer de sua formação escolar e verificar se o planejamento das aulas está adequado as necessidades do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Ainda durante o estudo observou-se que professores e gestão têm uma percepção diferente de participação e coletividade no trabalho em equipe dentro da escola. Porém, todos entendem que para tornar o processo avaliativo mais proveitoso é importante a participação efetiva da gestão escolar em parceria com professores e comunidade escolar buscando soluções para que a avaliação de fato, reflita na qualidade da prática educativa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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