A importância da participação da família numa escola de educação especial de Três Passos/RS
Abstract
O presente trabalho tem como temática: a importância da participação da família na escola. E como objetivo analisar de que forma o contexto social das famílias dos discentes da Escola de Educação Especial pesquisada influencia no desempenho da participação no ambiente escolar. Como metodologia usou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, como tipo de pesquisa um estudo de caso, tendo como caso uma escola de educação especial. A investigação ocorreu em campo isolado, utilizando como única unidade de interesse a busca de uma hipótese ou teoria previamente explicitada, aferindo resultados que sinalizam em que medida a situação social da família dos discentes da Escola pesquisada se relaciona com a falta ou baixa participação ativa na escola. Sendo necessário para esses aferimentos a coleta de dados documentais, as matrículas dos discentes, e questionário com a gestora da instituição. Neste processo verificou-se que a participação das famílias não é assídua, ocorre de forma passiva, geralmente por parte das mesmas famílias. Situação que evidencia dados do baixo índice de escolaridade das famílias investigadas. Contudo a equipe escolar disponibiliza espaços e momentos para a participação das famílias, cientes de que a família de uma criança com necessidade especial também é uma família especial. A Gestão escolar trabalha na relação interpessoal, na melhoria da organização e funcionamento do espaço escolar, buscando o bom andamento da gestão democrática participativa.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: