Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorChagas, Rafaela Carvalho Pereira
dc.date.accessioned2019-02-08T12:01:48Z
dc.date.available2019-02-08T12:01:48Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15579
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work has as objective to contribute to the integral formation of the high school student, through a more humanizing pedagogical praxis in the school space. It is a qualitative research, exploratory case study type (YIN, 2015), parsed as the proposal of Yin (2015). The theoretical support, by authors such as Freire (1967, 1983, 1987, 2001), Libâneo (2001), Ferreira (2018), Luck (2000, 2005, 2017), among others. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the direction, educational guidance and six teachers from high school, a College of Private Network in the municipality of Santa Maria/RS. The a result, it was observed that the teacher is essential in building a humanizing and specific knowledge to do this, it is necessary that he understand yourself as a human being, and apprentice, able to see the student how to be unfinished, permeated by reason and emotion. Thus, it is concluded that a humanizing high school Praxis happens when managers do not arise only as disseminators of the contents, but, above all, when they consider the students in your entirety. The specific expertise aligned with human formation assume a social function, transforming, however when enable students to compete in external evaluations after high school, but also awaken in them the sensitivity, respect to others, empathy, ethics and the ability to humanizing each other.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectHumanizationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleContribuições da gestão educacional para uma práxis pedagógica mais humanizadora no ambiente escolarpor
dc.title.alternativeContributions of educational management for a more humanizing pedagogical praxis in the school environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral contribuir com a formação integral do aluno de Ensino Médio, por meio de uma práxis pedagógica mais humanizadora no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2015), analisado conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Freire (1967, 1983, 1987, 2001), Libâneo (2001), Ferreira (2018), Luck (2000, 2005, 2017), entre outros. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a Direção, Orientação Educacional e seis professores do Ensino Médio, de um Colégio da Rede Privada no Município de Santa Maria/RS. Como resultado, observou-se que o professor é imprescindível na construção de um conhecimento específico humanizador e para isso, é necessário que ele perceba-se como ser humano, aprendiz e, capaz de ver o aluno como ser inacabado, permeado de razão e emoção. Assim, conclui-se que uma práxis humanizadora no Ensino Médio acontece quando os gestores não se colocam apenas como disseminadores de conteúdos, mas, sobretudo, quando consideram os alunos na sua totalidade. Os conhecimentos específicos alinhados à formação humana assumem uma função social, transformadora, emancipadora quando habilitam os alunos a concorrerem nas avaliações externas pós-médio, mas que também desperte neles a sensibilidade, o respeito ao próximo, a empatia, a ética e a capacidade de humanizarem-se uns aos outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto