Contribuições da gestão educacional para uma práxis pedagógica mais humanizadora no ambiente escolar
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral contribuir com a formação integral do aluno de Ensino Médio, por meio de uma práxis pedagógica mais humanizadora no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso exploratório (YIN, 2015), analisado conforme a proposta de Yin (2015). Como apoio teórico, optou-se por autores como Freire (1967, 1983, 1987, 2001), Libâneo (2001), Ferreira (2018), Luck (2000, 2005, 2017), entre outros. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a Direção, Orientação Educacional e seis professores do Ensino Médio, de um Colégio da Rede Privada no Município de Santa Maria/RS. Como resultado, observou-se que o professor é imprescindível na construção de um conhecimento específico humanizador e para isso, é necessário que ele perceba-se como ser humano, aprendiz e, capaz de ver o aluno como ser inacabado, permeado de razão e emoção. Assim, conclui-se que uma práxis humanizadora no Ensino Médio acontece quando os gestores não se colocam apenas como disseminadores de conteúdos, mas, sobretudo, quando consideram os alunos na sua totalidade. Os conhecimentos específicos alinhados à formação humana assumem uma função social, transformadora, emancipadora quando habilitam os alunos a concorrerem nas avaliações externas pós-médio, mas que também desperte neles a sensibilidade, o respeito ao próximo, a empatia, a ética e a capacidade de humanizarem-se uns aos outros.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: