Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Educação Especial por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial
  • Navegação Educação Especial por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial
  • Navegação Educação Especial por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Educação Especial por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 20

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física 

      Pujol, Maristela Silveira (2003)
      Ao tomarmos conhecimento que uma escola oferece educação inclusiva, acredita-se que esta apresente qualificações para que esse ensino se difunda, possibilitando ao aluno com necessidades especiais, condições necessárias ...
    • Inclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professores 

      Duek, Viviane Preichardt (2004)
      O amplo debate acerca do processo inclusivo nos levou à realização de um estudo de cunho bibliográfico, abordando o autoconceito do professor que trabalha com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino ...
    • Classe hospitalar – uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizados 

      Garcia, Simone Hoerbe (2004)
      Este artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospitalizada. A partir deste estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento ...
    • Síndrome de Down e currículo funcional: transformando "dever" em prazer 

      Leitão, Cristine Lorentz de Carvalho (2004)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação com um jovem com Síndrome de Down, que convivendo com outros jovens, também com Síndrome de Down, busca sua inserção nos mais diferentes ambientes sociais. A escolha do sujeito dessa ...
    • Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS 

      Rech, Andréia Jaqueline Devalle (2004)
      No Brasil, existem poucas pesquisas sobre a temática das altas habilidades, suscitando assim maiores discussões no campo da educação, em particular, da educação especial. Diante disso, alguns mitos ou idéias errôneas ...
    • Ser professor na diferença: onde a formação faz a diferença? 

      Rosa, Alexsandra dos Santos (2004-12-16)
      O TCC não apresenta resumo.
    • Recém-nascidos de alto risco para problemas no desenvolvimento neuro-psico-motor: um estudo sobre a intervenção especializada recebida após alta hospitalar 

      D'avila, Daniela Lobo (2005)
      O trabalho de estimulação essencial é importante a qualquer criança, com ou sem atraso no seu desenvolvimento, contudo, ganha maior significado quando se trata de crianças com algum atraso no seu desenvolvimento ...
    • A contribuição da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser para o desenvolvimento do aluno/a surdo/a pertencente à família ouvinte 

      Lorensi, Vanise Mello (2005)
      O TCC não apresenta resumo
    • Inclusão e surdez: para além da fronteira institucional 

      Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise (2005)
      Este trabalho não apresenta resumo
    • O processo de inclusão de um aluno com deficiência mental na educação de jovens e adultos 

      Velásquez, Michele Dias (2005)
      O trabalho não apresenta resumo
    • Instituição de abrigo – que lugar é este? 

      Escobar, Tatina Pires (2005)
      O trabalho não apresenta resumo
    • A influência da comunicação família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo 

      Santos, Angela Nediane dos (2005)
      O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo e escola para surdos, e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sóc ...
    • O panorama da educação escolar dos deficientes visuais em Santa Maria 

      Oliveira, Biviane Moro de (2005)
      Com este estudo, busca-se traçar um panorama da educação de deficientes visuais, tendo como objetivo investigar se os alunos deficientes visuais recebem um atendimento adequado nas escolas de educação básica em Santa ...
    • Letramento e surdez: possíveis representações culturais da escrita 

      Morais, Mônica Zavacki de (2005)
      O trabalho não apresenta resumo.
    • Língua de sinais e a surdez: o movimento das representações 

      Zeni, Mônica Rosa (2005)
      O TCC não apresenta resumo
    • O imaginário social do professor ouvinte da Escola Estadual de Educação Especial dr. Reinaldo Fernando Cóser em relação ao aluno surdo 

      Camillo, Camila Righi Medeiros (2005)
      Durante o período de graduação, no curso de Educação Especial, muitos foram os questionamentos em relação à surdez, à Língua de Sinais e à Educação de Surdos. Nesse sentido, fui atraída pela teoria do Imaginário Social ...
    • Um estudo da representação plástica do deficiente visual: outros olhares sobre a arte 

      Souza, Juviane Salete de (2005-07-06)
      Este trabalho pretendeu conhecer os sócios da Associação de Cegos e Deficientes Visuais - ACDV, possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos processos e representações das artes visuais, bem como averiguar a ...
    • Projeto Marte: um projeto de trabalho para o ensino médio 

      Dalla Valle, Lutiere (2006-03-23)
      A presente investigação que traz como tema a utilização de Projetos de Trabalho como uma possibilidade no Ensino da Arte no Ensino Médio, teve como objetivo geral buscar na abordagem metodológica dos Projetos de Trabalho, ...
    • O lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental 

      Moura, Katia Gilene dos Santos (2007)
      Este trabalho é o relatório dos resultados de uma pesquisa qualitativa, com foco num estudo de caso e busca destacar o lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, capaz de ...
    • Grupo teatro surdo: a construção da identidade surda através do trabalho no palco 

      Santos, Oneide da Silva dos (2007)
      Este trabalho apresenta o resultado de observação da influência do Teatro na educação e na construção da identidade do sujeito surdo nos componentes do Grupo Teatro Surdo formado por alunos da Escola Estadual de Educação ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.