Contribuições da gestão escolar para a efetivação do processo de inclusão educacional dos alunos público-alvo da educação especial
Resumo
Ao considerar que a inclusão de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA e altas habilidades/superdotação – AH/SD é uma realidade existente e garantida pela legislação vigente, bem como a partir de vivências teórico-práticas é possível perceber o papel da gestão escolar para a efetivação ou não do processo de inclusão escolar destes alunos. Sendo assim, este estudo aborda a relação entre gestão escolar e o processo de inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial. Para tanto, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa, compreender a forma com que a gestão escolar de uma escola de Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental do interior do Rio Grande do Sul organizam-se para a efetivação da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, com modalidade de pesquisa participante. Para a coleta de dados foram utilizadas observações participantes do tipo natural, questionários respondidos pelas gestoras das escolas participantes e análise documental. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo. Constatou-se que em ambas as escolas, as gestões tentam de alguma forma, colocar em prática a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial, muito embora, estejam em processo de construção e consolidação daquilo que é proposto nas legislações vigentes, ou seja, a inclusão escolar dos alunos com deficiência, TEA e AH/SD ainda não está efetivada em todos os seus aspectos: acesso, participação, permanência e aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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