A produção do conhecimento no ensino médio através da gestão participativa
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as formas de participação da comunidade para a produção do conhecimento com vistas ao desenvolvimento integral no Ensino Médio em uma Escola Estadual de Educação Básica do município de Sobradinho (RS). A proposta metodológica se caracterizou como uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta dados utilizou-se o questionário, tendo como participantes, uma professora, uma aluna, uma supervisora e um pai. Os dados foram analisados de forma qualitativa e descritiva. A perspectiva de conhecimento integral destacada nesta pesquisa foi embasada em Humberto Maturana (Árvore do Conhecimento). Dentre os resultados, observou-se a necessidade da referida etapa de ensino promover uma produção de conhecimento que abarque todos os aspectos que formam o ser humano. Entende-se que essa compreensão de conhecimento, abra as portas para a participação da comunidade, promovendo diversidade de cultura, intelectualidade e outras possibilidades relacionadas ao desenvolvimento dos sujeitos. Posteriormente, constatou-se que a escola organiza palestras, diálogos e oficinas. Todavia esses eventos acontecem esporadicamente e/ou em momento específicos. Também, observou-se a importância de a Gestão Escolar proporcionar constantemente momentos de participação da comunidade local no cotidiano da escola, almejando o desenvolvimento dos aspectos do ser humano de forma integral. Por fim, torna-se fundamental a construção de um Ensino Médio que comtemple uma formação intelectual articulada como o social, através de uma educação mais humana e justa. Isso, requerer encorajar o envolvimento da comunidade na sala de aula e vice-versa, através de trabalhos investigativos, entrevistas, conversas, entre outros. Do mesmo modo que convidar pessoas da comunidade local para trocar suas experiências e seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida, tornando o ensino mais válido e significativo para todos os envolvidos nesse processo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
The following license files are associated with this item: