Onde não houver liberdade, urge inventá-la: a arte de protesto em tempos sombrios e o caso do teatro universitário independente de Santa Maria (1968-1974)
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2018-07-18Metadatos
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A presente dissertação tem como objeto central da investigação o teatro político praticado pelo
Teatro Universitário Independente (TUI), grupo que se destacou no cenário cultural da cidade
de Santa Maria/RS a partir de sua ruptura com o núcleo original, vinculado à organização dos
estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O recorte histórico abordado pela
pesquisa, que compreende o período entre 1968 e 1974, é também aquele que coincide com a
época mais severa em relação à repressão política na História recente do Brasil. A partir da
experiência histórica do TUI, portanto, irá se buscar os indícios de uma vinculação entre a arte
teatral produzida pelo grupo e as iniciativas colocadas em curso pelos principais representantes
do teatro político brasileiro, como o Teatro de Arena, o Opinião e o Oficina, investigando
também a trajetória histórica da arte engajada que antecede as experiências brasileiras operadas
no período delimitado pela pesquisa. Através da reconstituição de parte da história do TUI, a
intenção é formular uma narrativa historiográfica condicionada pela perspectiva da história
social da cultura, em que a produção artística é analisada em relação à vida social que a
condiciona.
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