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dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorSchneider, Gracieli Strauss
dc.date.accessioned2019-02-15T11:09:01Z
dc.date.available2019-02-15T11:09:01Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15649
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research was carried out in a municipality of the Northwest Region of the State of Rio Grande do Sul, involving three institutions of early childhood education, and three managers and twelve educators, respectively. The problem that constitutes this research is the fact that in the education system of the municipality there is no offer of training for the professionals of the Child Education. Its purpose is to carry out an in-depth and critical study in relation to in -context training, in order to highlight the importance of it for educational daily life and the possibility of access available to educators. This research of qualitative approach has as a method the field research and for data collection the application of a questionnaire with o pen questions, facilitating the understanding of the expectations and expectations of the professionals. The study was constituted in the discussion with authors who think about Early Childhood Education and the formation in context of professionals such as Libane (1998), Freire (1996), Goldschmied and Jackson (2006), Formosinho and Araujo (2013), Kramer , Ostetto (2000), Ortiz and Carvalho (2012), Barbosa (2006) among others, as well as legal documents. The research considers that it is essential to qualify professionals, enabling them to assume a position of trust and respect within the institutions of Early Childhood Education, through spaces of study, as is the case of in-context training meetings. In this way, it highlights the study groups as a training option in the context of the institution accessible to educatorseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectGrupos de estudospor
dc.subjectFormação em contextopor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectStudy groupseng
dc.subjectTraining contexteng
dc.titleA formação dos profissionais da educação infantil no município de Crissiumal/RS: importância da formação em contextopor
dc.title.alternativeTraining professionals of early childhood education in the municipality of Crissiumal/RS: importance of formation in contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoRealizada em um município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, esta pesquisa envolve três instituições de Educação Infantil, e respectivamente, três gestores e doze educadores. O problema que constitui esta pesquisa é o fato de que no sistema de ensino do município não há oferta de formação para os profissionais da Educação Infantil . Tem por objetivo realizar um estudo aprofundado e crítico em relação a formação em contexto, a fim de destacar a importância da mesma para o cotidiano edu cacional e possibilidade de acesso disponibilizada aos educadores. Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como método a pesquisa de campo e para a coleta de dados a aplicação de um questionário com questões abertas, facilitando a compreensão dos anseio s e expectativas dos profissionais. O estudo foi constituído na discussão com autores que pensam a Educação Infantil e a formação em contexto dos profissionais como:Libâneo (1998), Freire (1996), Goldschmied e Jackson (2006), Formosinho e Araujo (2013), Kramer (2011), Ostetto (2000), Ortiz e Carvalho (2012), Barbosa (2006) entre outros, bem como documentos legais. A pesquisa considera que é imprescindível qualificar profissionais, capacitando -os para assumir uma postura de confiança e respeito dentro das instituições de Educação Infantil , através de espaços de estudo, como é o caso dos encontros de formação em contexto . Dessa forma, destaca os grupos de estudos como uma opção de for mação no contexto da instituição acessível aos educadores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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