A formação dos profissionais da educação infantil no município de Crissiumal/RS: importância da formação em contexto
Abstract
Realizada em um município da Região Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul, esta pesquisa envolve três instituições de Educação Infantil, e
respectivamente, três gestores e doze educadores. O problema que constitui esta
pesquisa é o fato de que no sistema de ensino do município não há oferta de
formação para os profissionais da Educação Infantil . Tem por objetivo realizar um
estudo aprofundado e crítico em relação a formação em contexto, a fim de destacar
a importância da mesma para o cotidiano edu cacional e possibilidade de acesso
disponibilizada aos educadores. Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como
método a pesquisa de campo e para a coleta de dados a aplicação de um
questionário com questões abertas, facilitando a compreensão dos anseio s e
expectativas dos profissionais. O estudo foi constituído na discussão com autores
que pensam a Educação Infantil e a formação em contexto dos profissionais
como:Libâneo (1998), Freire (1996), Goldschmied e Jackson (2006), Formosinho e
Araujo (2013), Kramer (2011), Ostetto (2000), Ortiz e Carvalho (2012), Barbosa
(2006) entre outros, bem como documentos legais. A pesquisa considera que é
imprescindível qualificar profissionais, capacitando -os para assumir uma postura de
confiança e respeito dentro das instituições de Educação Infantil , através de espaços
de estudo, como é o caso dos encontros de formação em contexto . Dessa forma,
destaca os grupos de estudos como uma opção de for mação no contexto da
instituição acessível aos educadores.
Collections
The following license files are associated with this item: