O uso do Código Braille como recurso para o ensino de análise combinatória no ensino médio
Resumo
Minha proposta com o trabalho de conclusão é o desenvolvimento de atividades que motivem e provoquem interesse no professor e nos alunos com o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio. Preocupada em facilitar o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, percebo que a maioria dos educadores da área da matemática considera a Análise Combinatória muito difícil de ser ensinada e os alunos tem muita demora no entendimento porque geralmente são induzidos a decorar a fórmula e aplicar em exercícios diretos, tornando difícil a aprendizagem. Apresento neste trabalho de conclusão uma forma de trabalhar cada atividade proposta partindo de um assunto curioso “O Código Braille”, através de folha com atividades impressa, explorar o problema e encontrar soluções, utilizando o raciocínio combinatório com o objetivo de compreender em que medida a organização de uma sequência didática pautada em atividades de diferentes contextos pode contribuir para aprendizagem em sala de aula.
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