Violência na escola: considerações sobre o bullying e ciberbullying
Fecha
2015-12-15Autor
Pedroso, Adriana Martini Correa
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O presente artigo é resultado de uma reflexão acerca das novas formas de violência na escola,
apresentadas na forma de bullying e ciberbullying, que atualmente tornaram-se uma constante
nas discussões travadas nos meios de comunicação e também no âmbito político-jurídico,
resultando na a instituição do Programa de Combate à intimidação Sistêmica, através da Lei
13.185/2015. A atual complexidade da convivência em sociedade provocou mudanças na
forma de relacionamento, com a utilização dos espaços virtuais de comunicação, - as redes –
que estão substituindo o conceito de “laços humanos”. Dessa forma, se constroem novas
identidades e comportamentos que, muitas vezes se encontram em conflito, indicando a necessidade
de aprofundamento nos estudos relacionados à temática bullying e ciberbullying. Este
trabalho, que traz à discussão o problema da violência na escola, tem como eixo central de
discussão o bullying e ciberbullying e como mecanismo de aprofundar a discussão, a pesquisa
levou em consideração especialmente uma das formas do chamado bullying, - a que se
desenvolve no ambiente virtual - denominada ciberbullying. Nesse contexto, a seguinte
questão embasa este estudo: diante da emergência do ciberespaço, como se caracterizam os
novos conflitos sociais abarcados pelo bullying e ciberbullying?
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