Desafios da educação integral no município de São Leopoldo: contribuições do Programa Mais Educação
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar a contribuição do Programa Mais Educação para a
Introdução da Educação de Turno Integral no Município de São Leopoldo. O Mais Educação
é um Programa governamental que prevê, assim como a educação de turno integral, a
ampliação da jornada escolar e a reorganização dos espaços e do currículo, através de ações
sócio-educativas para alunos do Ensino Fundamental (EF). Como fontes documentais foram
utilizados os textos, manuais fornecidos pelo Ministério da Educação, Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica e artigos relacionados com o assunto. Além disso,
foram realizadas entrevistas com a gestão do Município e com as coordenadoras de dez
escolas, possibilitando, dessa forma, realizar reflexões e relações acerca do tema. Por fim,
observou-se que o Programa Mais Educação funciona como um ensaio reflexivo sobre a
Educação Integral, assim como foi possível perceber as fragilidades e as potências do sistema
de ensino do município de São Leopoldo. Contudo, para que essas fragilidades sejam
amenizadas é fundamental a continuidade dessas políticas educacionais, bem como aporte
financeiro e comprometimento das diversas esferas públicas envolvidas neste processo. Este
artigo seguiu a Pesquisa Aplicada com uma abordagem metodológica qualitativa, buscando
descrever as relações apresentadas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...