Gerações e histórias de vida em diálogo na educação do campo, em classes multisseriadas: uma contribuição na formação de professores
Abstract
Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2006, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA), o qual é coordenado pela Professora Doutora Helenise Sangoi Antunes, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). A investigação busca conhecer os processos formativos de três professores, avó, pai e neto, os quais possuem trajetória significativa na educação do campo do município de Alegrete/RS; possibilitar aos professores, personagens da investigação, bem como, à pesquisadora, a reflexão sobre a própria história de vida, a partir de relatos (auto)biográficos, os quais se utilizam da memória e das lembranças revividas de tornar-se professor; reconhecer a importância histórica e social que a educação do campo, através das classes multisseriadas, possui para o contexto educacional brasileiro; bem como, valorizar a educação do campo e o ensino em classes multisseriadas. O referencial teórico está constituído a partir dos estudos sobre história de vida, reconhecendo-a como fonte de pesquisa, reflexão e (trans)formação, segundo Abrahão (2006, 2008), Antunes (2007; 2012; 2013), Catani (2014), Souza (2005; 2006; 2008; 2015); formação de professores no Brasil, conforme Gatti (1997), Tardif; Lessard (2005; 2008) e Scheibe (2003); e educação do campo, considerando a perspectiva positiva do processo de alfabetização em classes multisseriadas, de acordo com Amiguinho (1995; 2003, 2011), Caldart (2004), Marinho (2008) e Souza (2012; 2013, 2014, 2016). A metodologia utilizada está embasada numa abordagem designada como investigação qualitativa, segundo Antunes (2001; 2013), Bogdan; Biklen (1994) e Deslandes (1994). Os instrumentos de construção de informações são os relatos (auto)biográficos das histórias de vida dos três professores, personagens desta tese, conforme Antunes (2007; 2013), Nóvoa (2000) e Souza (2006), e a análise das informações é feita acerca da Compreensão Cênica, com base em Abrahão (2014), Marinas (2007) e Santamarina; Marinas (1994). Entendemos que a reflexão sobre nossa história de vida, como espaço de construção de conhecimentos pela via da pesquisa, apresenta a vida, a voz, os olhares e os sentimentos dos personagens ouvidos, bem como das relações com o mundo que os cercam. Compreendemos, ainda, que o contexto rural, como uma das diversas heranças culturais com que convive a população brasileira, através do ensino nas classes multisseriadas, é a educação do diálogo com a diversidade, com as peculiaridades sociais, no oferecimento de uma rede significativa na instituição de estímulos que assegurem a ida das crianças à escola e que façam dessa um objetivo de vida convincente e emancipatório.
Collections
The following license files are associated with this item: