Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Jéssica de
dc.date.accessioned2019-02-20T13:05:08Z
dc.date.available2019-02-20T13:05:08Z
dc.date.issued2019-01-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15690
dc.description.abstractThis research, linked to the Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) from the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), line of Arts and Education Research (LP4) and the NarraMus Research Group – Auto-narratives in Musical Practices, aimed to comprehend the ways through which musical-educational biographies developed by Music undergraduates create meaning to their formation process in undergraduate school. To do so, the study was delineated with three specific goals: a) to discuss collectively the narratives produced during the development of a musical-educational biography; b) to analyze the process which resulted in musical-educational biographies produced by the students from Jossos’s (2010b) Retroactive Spiral of the Way to Self and; c) to bring together personal and academic experiences as from the study about the formation processes, pondering on the interrelations present in individual and collective narratives constructions of the research subjects. With a (auto)biographic approach, the research was conducted upon the story of life biographic method and analyzed self-narratives (musical) and intertwined narratives produced by the musical-educational biography. The analysis of such production was guided by Jossos’s (2010b) Retroactive Spiral of the Way to Self and consisted of studying, firstly, the comprehension marks of the formation process and, later, of evidencing the learning and knowledge genres (JOSSO, 2004). The research revealed that a) the development and study of musical-educational biographies allowed comprehending that the academic formation processes make sense from the experiences of musical learning in religious contexts and day-to-day musical learning and non-formal; b) the learning and instrumental and pragmatic knowledge, acquired throughout life, sometimes, are silent, mainly when contested through contact with more formal, institutionalized knowledge; c) the formation knowledge, the learning and comprehensive and explicative knowledge, although not aware by part of the research subjects, operate as true refugees, in which they seek subsidies to understand how much they do know or do not know in undergraduate school and d); the aware process were perceived, mainly, regarding the learning and existential knowledge, to the dynamics, attitudes and characteristics of the subjects. The Higher Education registers, in some life stories, as a crucial moment of reorientation and change, this seen as an opportunity to learn right, a possibility to open the whole range of professional possibilities, a place of self- (re)affirmations, in some cases, and true posture change in others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectLicenciatura em músicapor
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectLife storyeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectMusic undergraduate educationeng
dc.titleBiografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vidapor
dc.title.alternativeMusical-educational biography: production of senses through web of lifeeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais, teve o objetivo de compreender a(s) maneira(s) por meio da(s) qual(is) as biografias músico-educativas desenvolvidas por licenciandos em música produzem sentidos para seus processos formativos na graduação. Para atendê-lo, o estudo foi delineado em três objetivos específicos: a) discutir coletivamente as narrativas produzidas durante o desenvolvimento da biografia músico-educativa; b) analisar a produção que resultou em biografias músico-educativas produzidas pelos acadêmicos a partir da Espiral Retroativa do Caminho para Si, de Josso (2010b) e; c) aproximar experiências pessoais e acadêmicas a partir do estudo sobre os processos de formação, ponderando sobre as inter-relações presentes em construções narrativas individuais e coletivas dos sujeitos da pesquisa. Em uma abordagem (auto)biográfica, a investigação foi realizada a partir do método biográfico história de vida e analisou narrativas de si (musicais) e narrativas entrelaçadas produzidas pela biografia músico-educativa. A análise dessa produção pautou-se na Espiral Retroativa do Caminho para Si (JOSSO, 2010b) e consistiu em estudar, primeiramente, as marcas de compreensão do processo de formação e, depois, em evidenciar os gêneros de aprendizagem e conhecimento (JOSSO, 2004). A pesquisa revelou que: a) o desenvolvimento e o estudo de biografias músico-educativas permitiram compreender que os processos formativos acadêmicos ganham sentidos a partir das experiências de aprendizagem musical nos contextos religiosos e nas aprendizagens musicais cotidianas e não formais; b) as aprendizagens e conhecimentos instrumentais e pragmáticos, obtidos ao longo da vida, por vezes são silenciados, sobretudo quando contestados a partir do contato com conhecimentos mais formalizados, institucionalizados; c) os conhecimentos na formação, as aprendizagens e os conhecimentos compreensivos e explicativos, ainda que não conscientizados por parte dos participantes da pesquisa, operam como verdadeiros refúgios, nos quais buscam subsídios para entender o quanto sabem, ou não sabem, na graduação; e d) os processos de conscientização foram percebidos, principalmente, no que se refere às aprendizagens e aos conhecimentos existenciais, às dinâmicas, atitudes e qualidades dos sujeitos. O Ensino Superior inscreve-se, em algumas histórias de vida, como um momento crucial de reorientação e mudança, esse visto como uma oportunidade para aprender direito, uma possibilidade para abrir o leque de opções profissionais, um lugar de (re)afirmações de si, em alguns casos, e de verdadeiras mudanças de posturas, em outros.por
dc.contributor.advisor1Hettwer, Ana Lúcia de Marques e Louro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.advisor-co1Baptaglin, Leila Adriana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801207902204116por
dc.contributor.referee1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee2Abreu, Delmary Vasconcelos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0880820345740922por
dc.contributor.referee3Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834920626343641por
dc.contributor.referee4Cardonetti, Vivien Kelling
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649742737541059por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437894322830052por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International