Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida
Abstract
A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de
Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais, teve o objetivo de compreender a(s)
maneira(s) por meio da(s) qual(is) as biografias músico-educativas desenvolvidas por
licenciandos em música produzem sentidos para seus processos formativos na graduação. Para
atendê-lo, o estudo foi delineado em três objetivos específicos: a) discutir coletivamente as
narrativas produzidas durante o desenvolvimento da biografia músico-educativa; b) analisar a
produção que resultou em biografias músico-educativas produzidas pelos acadêmicos a partir
da Espiral Retroativa do Caminho para Si, de Josso (2010b) e; c) aproximar experiências
pessoais e acadêmicas a partir do estudo sobre os processos de formação, ponderando sobre as
inter-relações presentes em construções narrativas individuais e coletivas dos sujeitos da
pesquisa. Em uma abordagem (auto)biográfica, a investigação foi realizada a partir do método
biográfico história de vida e analisou narrativas de si (musicais) e narrativas entrelaçadas
produzidas pela biografia músico-educativa. A análise dessa produção pautou-se na Espiral
Retroativa do Caminho para Si (JOSSO, 2010b) e consistiu em estudar, primeiramente, as
marcas de compreensão do processo de formação e, depois, em evidenciar os gêneros de
aprendizagem e conhecimento (JOSSO, 2004). A pesquisa revelou que: a) o desenvolvimento
e o estudo de biografias músico-educativas permitiram compreender que os processos
formativos acadêmicos ganham sentidos a partir das experiências de aprendizagem musical nos
contextos religiosos e nas aprendizagens musicais cotidianas e não formais; b) as aprendizagens
e conhecimentos instrumentais e pragmáticos, obtidos ao longo da vida, por vezes são
silenciados, sobretudo quando contestados a partir do contato com conhecimentos mais
formalizados, institucionalizados; c) os conhecimentos na formação, as aprendizagens e os
conhecimentos compreensivos e explicativos, ainda que não conscientizados por parte dos
participantes da pesquisa, operam como verdadeiros refúgios, nos quais buscam subsídios para
entender o quanto sabem, ou não sabem, na graduação; e d) os processos de conscientização
foram percebidos, principalmente, no que se refere às aprendizagens e aos conhecimentos
existenciais, às dinâmicas, atitudes e qualidades dos sujeitos. O Ensino Superior inscreve-se,
em algumas histórias de vida, como um momento crucial de reorientação e mudança, esse visto
como uma oportunidade para aprender direito, uma possibilidade para abrir o leque de opções
profissionais, um lugar de (re)afirmações de si, em alguns casos, e de verdadeiras mudanças de
posturas, em outros.
Collections
The following license files are associated with this item: