Relação de poder e gestão democrática
Abstract
O presente trabalho relata a relação de poder exercida pela Mantenedora (SEDUC) com os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs) do Rio Grande do Sul, mais especificamente ao NEEJA de Palmeira das Missões. Essa investigação foi impulsionada por dados de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizada em 2012, do Estudo da Sociologia no Ensino Médio (pós –graduação) e o contato direto da coordenação com a situação a qual está vivenciando o NEEJA de Palmeira das Missões. Os dados da pesquisa de 2012 revelaram que entre os termos: diálogo, mediação, interação escola /família e prática pedagógica, o termo "relação de poder" ainda é ignorado ou negado por alguns professores. O curso de sociologia possibilitou o conhecimento de importantes autores que estudaram a relação de poder, como: Michel Foucault e Max Weber, entre outros. Esses impulsos permitiram um estudo mais detalhado desse processo complexo vivenciado pelo NEEJA de Palmeira das Missões, no que concerne a extinção do trabalho por Totalidade. O objetivo deste trabalho é verificar o limite de atuação da mantenedora em relação a sua mantida, dentro dos princípios da gestão democrática. Esta pesquisa vem confirmar a hipótese de que esta relação, Mantenedora e NEEJA, ferem esses princípios.
Collections
The following license files are associated with this item: