O ritmo e sua importância na educação física infantil
Abstract
O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da aprendizagem corporal. Os aspectos referentes à Educação Física Infantil e ao desenvolvimento do ritmo durante a infância devem ser amplamente conhecidos pelo profissional de educação física, de forma que este utilize da maneira mais adequada todas as características do ritmo e suas formas mais eficientes de aplicação. A partir disto, essa pesquisa bibliográfica buscou verificar a importância do ritmo nas aulas de Educação Física Infantil em seus mais diferentes aspectos: motores, fisiológicos e inclusivos. Inferiu-se no estudo que o ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças estruturadoras, logo ele auxilia no desenvolvimento de outras habilidades motoras. Muitas metodologias podem ser utilizadas para aprimorar o ritmo motor, como o uso dos movimentos rítmicos formativos e naturais, de músicas e instrumentos musicais, da dança, das brincadeiras com cantigas de roda, do canto e das composições rítmicas criativas. O ritmo é um aspecto que merece atenção especial na Educação Física Infantil, pois também é responsável pelo adequado desenvolvimento motor, social e afetivo das crianças.
Collections
The following license files are associated with this item: