Carmen, a mulher vestida da lua: erotismo e sexualidade, de Prosper Mérimée a Vicente Aranda
Abstract
Ao longo desta pesquisa, procurei analisar os modos de representação da personagem Carmen
na narrativa homônima, de Prosper Mérimée, e na película Carmen, de Vicente Aranda, a fim
de perceber os mecanismos utilizados para a construção da personagem. Meu objetivo, neste
trabalho, é discutir o processo de representação da mulher a partir da análise das duas obras: a
literária e a cinematográfica, levando em consideração os processos de produção de
conhecimento que estabelecem a diferença de gênero a partir da diferença sexual e que
contribuíram para a fixação da imagem da mulher pela sexualidade. Para tanto, pretendo, a
partir da análise da representação da personagem, estabelecer uma relação entre essa forma de
representação e a estrutura ideológica do pensamento dominante responsável pela construção
da imagem da mulher como demônio, fixada tanto na produção de ficção quanto nas relações
sociais concretas. A metodologia parte dos procedimentos da Literatura Comparada, tanto
acerca do corpus que constitui a pesquisa – o texto literário e a adaptação fílmica – quanto
acerca da teoria que fundamenta a pesquisa, por meio da apropriação de teorias distribuídas
em outras áreas de conhecimento além da Literatura, tais como a antropologia, a filosofia, a
história e a psicanálise; considero que a flexibilidade possível entre as áreas do conhecimento,
principalmente a partir dos Estudos Culturais, permite-nos aproximar diferentes conceitos e
desvendar as estruturas ideológicas fixadas por trás deles assim como desconstruir e
ressignificar verdades que até pouco tempo pareciam absolutas, como as noções de erotismo e
identidade.
Collections
The following license files are associated with this item: