O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
Abstract
A pesquisa teve como objetivo geral compreender como é o cotidiano a gestão e organização de uma Escola Estadual em Não-Me-Toque (RS). Este estudo foi fundamentado na metodologia de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a fim de compreender as percepções da comunidade escolar sobre como acontece a gestão escolar, quem são os gestores presentes no cotidiano da escola a importância da gestão escolar no processo educativo, foram realizadas entrevistas com os integrantes da equipe diretiva, professores, funcionários, pai de aluno e alunos da escola. Os dados foram interpretados por categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, podemos observar que a comunidade escolar reconhece a importância da gestão escolar e dos gestores no cotidiano da escola. Porém, a postura antidemocrática ainda permanece muito marcante em nossa sociedade, atrelando a responsabilidade sobre a gestão da escola sobre o diretor ou sobre a equipe diretiva. Desta forma a comunidade exime-se de responsabilidade sobre os resultados alcançados pela escola, e coloca-se como expectadora e não parte dos problemas ou soluções. Embora todos acreditem que a gestão democrática seja essencial para a construção de uma sociedade igualitária, ela na prática ainda encontra muitas barreiras que precisam ser superadas. Portanto é preciso dar abertura para discussões sobre o assunto e despertar conscientização política emancipatória, voltada para o pensamento crítico das futuras gerações. Este é mais um desafio para a educação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: