Didática, currículo e trabalho pedagógico
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Data
2018Autor
Trevisan, Amarildo Luiz
Trevisan, Neiva Vieira
Metadata
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A disciplina Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico visa compreender e conhecer os pressupostos filosóficos, sociológicos e metodológicos implicados no currículo e na didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. Além disso, procura analisar as concepções teóricas e metodológicas de ensino e de trabalho pedagógico no campo da educação. O objetivo é inserir o aluno no campo da discussão didático-pedagógica, facultando conhecimentos sobre os fundamentos filosóficos, sociológicos e políticos da Educação, unindo assim teoria e prática. Em um primeiro momento, vai traçar a relação entre estes elementos por intermédio da análise de textos de um livro escrito com ares de infância, isto é, facilitando assim a concretização das ideias em narrativas de fácil acesso e conhecimento. A seguir, vamos trabalhar a didática e o currículo como atividades pedagógicas, e o ensino e a aprendizagem nos processos didáticos básicos. Por fim, enfatizaremos o campo da didática e do currículo na interface com a formação profissional docente. Por ser uma das disciplinas pertencentes à parte pedagógica do curso de licenciatura em Ciências da Religião, faremos também em Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico o confronto teoria e prática a todo momento, priorizando-se o encontro com a pluralidade entre saberes da área ou, mais especificamente, os seus diversos enfoques: Empírico-Analítico, Hermenêutico-Deliberativo, Sócio-Crítico e Pós-Crítico. Portanto, a disciplina é importante nesse semestre letivo, uma vez que procura ampliar a reflexão nos fundamentos teóricos da educação. A disciplina está dividida em 7 (sete) Unidades que buscam elucidar os conceitos a partir da análise de textos literários e pedagógicos, levando em consideração os quatro (4) grandes enfoques: enfoque Tecnológico, baseado na teoria empírico-analítica ou mais especificamente conhecido como enfoque técnico; o enfoque Hermenêutico-Deliberativo, que está por trás do interesse prático; o enfoque Sócio-Crítico, que dá o embasamento do interesse emancipatório e, por último, o enfoque Pós-Crítico, baseado nos interesses de desconstrução.
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- Ebooks (Livros) [325]
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