Modelo de gestão de compras em institutos de pesquisa
Fecha
2018-12-14Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As universidades e os institutos de pesquisa são agentes que atuam na promoção do desenvolvimento socioeconômico nacional, por meio de pesquisas que capacitam recursos humanos, produzem e disseminam conhecimento. Nesse contexto, as relações que os institutos estabelecem com outros entes dos ecossistemas de inovação são importantes para o seu bom desempenho. Portanto, os institutos de pesquisa são importantes no auxílio ao desenvolvimento da indústria e demonstram papel estratégico no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas e sucesso econômico de diversas empresas industriais que competem por mercados domésticos e globais. Para atender as demandas dos projetos que acontecem nos institutos de pesquisa, é necessário um modelo de gestão eficiente, que aumente a competitividade. Primeiramente, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de apresentar o panorama científico sobre esta temática. Para a elaboração deste panorama, definiu-se uma pergunta de pesquisa ex-ante e foi sistematizado um protocolo de pesquisa condizente com o rigor metodológico exigido, resultando na composição do corpus de pesquisa. A disseminação do conhecimento foi analisada em duas fases, uma com síntese detalhada de características gerais do corpus e outra com análise de conteúdo aprofundada de categorias de análise, que emergiram da temática do estudo. Os relacionamentos que compõe o corpus da pesquisa foram gerados utilizando os softwares de otimização de layout padrão de grafos: HistCite, VOSviewer e Iramuteq. Os resultados desta etapa mostram que o papel dos institutos de pesquisa, por meio da transferência de tecnologia, é estratégico para o desenvolvimento industrial e, consequentemente, para o ganho de competitividade dos sistemas nacionais de inovação. Entretanto, para isso, é fundamental que os institutos apresentem um modelo de gestão eficiente. Assim, este projeto de dissertação tem por objetivo propor um modelo de gestão de compras para institutos de pesquisa, tendo como unidade de análise o Instituto de Redes Inteligentes (INRI), que é vinculado a Universidade Federal de Santa Maria e realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nesse sentido, a presente pesquisa identifica e mapeia os processos de compras por meio do software Bizagi, com base na notação Business Process Model and Notation. Foi possível identificar os principais problemas e oportunidades de melhoria dos processos e, dessa forma, foram levantados os requisitos para um sistema de gerenciamento de compras. Assim, o mapeamento de um software para a gestão de compras em institutos de pesquisa foi proposto. Para alcançar os objetivos de pesquisa, foram adotados como procedimentos metodológicos a identificação dos processos através da observação direta, entrevistas não estruturadas e a pesquisa-ação. Ao final, o software foi implementado na unidade da análise, sendo apresentado uma discussão acima dos resultados alcançados. O modelo apresentado foi testado e implementado no Instituto de Redes Inteligentes após realizados os ajustes necessários. Além disso, o software proposto servirá como base para o gerenciamento de compras em outras subunidades da UFSM e em outros institutos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: