Representações do trabalho docente a partir do uso do livro didático: o que dizem alguns professores de língua portuguesa do ensino fundamental
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo identificar se o professor de Língua Portuguesa revela que se
apropria do Livro Didático como um instrumento de ensino. Adotamos, neste trabalho, a perspectiva
teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com referência a Bronckart (2012), Machado (2007,
2009) e Machado e Bronckart (2009). Essa concepção volta-se para um estudo sobre a linguagem
em sua relação com as ações humanas. Os procedimentos metodológicos que orientam esta
pesquisa estão voltados para a análise de textos, com o intuito de compreender as diversas formas
de agir dos seres humanos, em específico o trabalho docente, conforme a perspectiva do ISD
explicitada em Machado e Bronckart (2009). Para atingir nosso objetivo, partimos da situação de
trabalho de duas professoras de escolas públicas de um município do interior do estado do Rio
Grande do Sul. O município possui duas escolas – uma municipal, com Ensino Fundamental
completo, e outra estadual, com Ensino Fundamental e Médio. A partir desse contexto de pesquisa,
realizamos entrevistas com duas professoras de Língua Portuguesa que ministram aulas no 9º ano do
Ensino Fundamental das respectivas escolas. Essas entrevistas foram analisadas a partir dos
pressupostos teóricos de Bronckart (2012) e Machado e Bronckart (2009), no que diz respeito aos
aspectos de produção do texto e dos três níveis de análise, a saber: o organizacional, o enunciativo e
o semântico. Apoiados nesses pressupostos, essa pesquisa possibilitou concluir que as professoras
não revelam com clareza como é feita a utilização do Livro Didático, se há de fato a apropriação
desse material enquanto um instrumento de ensino. Contudo, esse estudo trouxe contribuições para
o trabalho do professor de Língua Portuguesa. A principal contribuição é o fato de termos dado voz
ao professor, pois é ele o principal interlocutor do Livro Didático, o responsável pelo desenvolvimento
de práticas de ensino com o uso desse material. Ademais, essa pesquisa possibilitou uma
compreensão sobre o processo de escolha e distribuição dos Livros Didáticos, apontando para as
dificuldades enfrentadas pelos docentes no âmbito dessa ação. Por fim, revelou as complexidades
que envolvem o trabalho docente, demonstrando que as ações desempenhadas por eles são
resultado da interação com outros fatores - sistema educacional e sistema de ensino - e de outras
atividades sociais – políticas, culturais e econômicas – que acabam influenciando as instituições de
ensino e provocando transformações tanto no ambiente educacional, como em toda a sociedade.
Collections
The following license files are associated with this item: