Avaliação da oralidade em sala de aula: um estudo envolvendo a progressão referencial no debate público regrado
Abstract
Esta pesquisa de mestrado, dinamizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de
uma escola da rede municipal de Itaara, Rio Grande do Sul, entre os meses de agosto e
dezembro de 2017, tem, como objetivo geral, investigar a validade de uma proposta de
avaliação do desempenho oral argumentativo de um aluno do 8º ano, participante de um
debate público regrado, com foco teórico na progressão referencial. Para tanto, buscamos,
como objetivos específicos: a) analisar se há avanço em relação à variação lexical para
introdução e retomada de referentes, por meio de anáforas e catáforas; b) investigar se as
atividades envolvendo o debate público regrado podem ajudar os alunos a desenvolverem
avanços, no que tange à construção de seus argumentos; c) averiguar se os critérios
avaliativos, envolvendo aspectos referentes ao gênero, à argumentação e à progressão
referencial, auxiliam professor e aluno a identificar fragilidades no momento de avaliação.
Em vista a atingir tais objetivos, nosso aporte teórico é a Linguística do Texto, especialmente,
com Beaugrande e Dressler (1981), Bentes (2005), Fávero e Koch (2012), Koch (2014; 2015),
Koch e Elias (2017) e a concepção mediadora de avaliação, de Romão (2005), Hoffmann
(2008; 2014), Luckesi (2011). Ademais, no que tange à perspectiva dos gêneros textuais, com
foco nos gêneros orais, pautamo-nos em Dolz e Schneuwly (2004) e em Marcuschi (2008). O
aporte metodológico compreende a Pesquisa-Ação, representada por Tripp (2005), Franco
(2005) e Thiollent (2011) e a proposta de sequência didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly
(2004). Para fins analíticos em relação aos avanços e/ou retrocessos apresentados pelo sujeito
desta pesquisa (S22) nos três debates realizados, utilizamos as transcrições dos debates, bem
como quadros de avaliação, nos quais constavam os critérios envolvendo características do
gênero textual, aspectos argumentativos e a progressão referencial. Por considerarmos o
sujeito ativo da Linguística do Texto e o professor como mediador do processo de ensino e
aprendizagem, a prática avaliativa foi realizada tanto pela pesquisadora quanto por S22, de
modo que pudéssemos averiguar de que maneira o estudante analisava e compreendia seu
progresso no decorrer do estudo. Com isso, observamos que, gradativamente, S22 apropriavase
das características inerentes ao gênero textual debate público regrado, dos aspectos
envolvidos na argumentação, principalmente, no que se refere à utilização dos tipos de
argumentos, bem como a ampliação vocabular a partir do trabalho com a progressão
referencial. A partir disso, concluímos que o ensino com base na perspectiva da avaliação
mediadora, pautada nas concepções da Linguística do Texto e da Pesquisa-Ação favoreceram
o avanço das produções textuais orais de S22, bem como a adequação ao gênero textual
abordado.
Collections
The following license files are associated with this item: