Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
Abstract
Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de
professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de
um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a coleta de dados deu-se
por meio da pesquisa documental e realização de grupo focal. O campo empírico foi
realizado no município de Cachoeira do Sul/RS na Escola Municipal de Educação
Infantil Pró-Infância – Patrona Marisa Timm Sari. Os sujeitos da pesquisa são os
profissionais dessa escola que se constitui por equipe diretiva, professores e
monitores. Os pressupostos teórico-metodológicos que apoiaram e inspiraram a
pesquisa foram Oliveira-Formosinho (2002) e Kramer, Nunes e Carvalho (2013),
para tratar da formação de professores da educação infantil, especificamente. Dessa
maneira, foi realizada a proposta de formação em contexto de acordo com os
estudos de Oliveira-Formosinho (2002), com temas sugeridos pelo grupo de trabalho
para os encontros formativos que fizeram parte do projeto de formação da referida
escola. Os autores balizadores da pesquisa foram Ariès (2011), Ostetto (2017), Horn
(2004), Barbosa (2008), entre outros. As análises realizadas nesta investigação
revelaram que as políticas educacionais para a educação infantil estão no caminho
de seu cumprimento, atingindo as metas estabelecidas pelas políticas públicas com
ampliação das vagas para pré-escola, porém ainda há muito a se fazer. Percebemos
que há necessidade de formação específica dos professores para a educação
infantil, pois grande parte dos profissionais possuem apenas a habilitação mínima do
Curso Normal. Por meio dos encontros formativos, percebemos que os professores
necessitam reconhecer a criança como um sujeito potente e de direitos, que os
espaços devem ser organizados de acordo com os desejos e curiosidades, que é
necessário documentar, registrar a prática pedagógica para, assim, poder realmente
conhecer o processo de desenvolvimento das crianças. As reflexões apresentadas
nesta Dissertação de Mestrado, desenvolvida a partir do Programa de Pós-
Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal
de Santa Maria, apoiada na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação
Básica e Superior, auxiliam na compreensão da importância do olhar político para a
qualificação do trabalho realizado com as crianças, pensando nos seus direitos e
respeitando as suas especificidades e potencialidades. Sendo assim, os dados
referentes ao município, compilados em forma de folheto, e o cronograma da
formação em contexto serão encaminhados à Secretaria Municipal de Educação
como produto deste estudo.
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