Família, escola e educação de surdos
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca
das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança
surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre a educação de surdos e as
relações familiares a partir da experiência em uma escola pública do Município de
Gravataí, na grande Porto Alegre, RS, denominada de EMEES. A abordagem
metodológica baseou-se na pesquisa qualitativa, utilizando a bibliografia
especializada. Os resultados das entrevistas realizadas com três famílias de alunos
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial para Surdos evidenciaram que
a participação da família no contexto escolar da criança e a aceitação por sua
condição de surdo são fundamentais para o desenvolvimento, cognitivo, afetivo e
social desta criança. As entrevistas demonstraram que a estrutura familiar possibilita
a organização e apoio necessário para as novas aquisições no contexto escolar.
Constatou-se também, que cada família entrevistada, de uma forma ou outra, vê a
escola como um espaço ímpar na educação de surdos.