A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança
Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-20Autor
Oliveira, Elodino Ferreira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar os procedimentos pedagógicos utilizados pelos professores em suas aulas de Educação Física e o seu conhecimento sobre o que é psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil e Anos Iniciais. A metodologia de pesquisa usada foi de cunho descritivo, sendo desenvolvido um questionário contendo perguntas abertas. Sendo respondido por 09 professores da rede de ensino municipal e estadual de Alegrete. Os resultados da coleta de dados evidenciam que a psicomotricidade é trabalhada por profissionais capazes e conscientes da importância da mesma para o desenvolvimento da criança, considerando-a como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo individuo, e que representa suas necessidades e permite suas relações com os demais. Visando favorecer o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivos, afetivo, social e psicomotor e procurando mostrar que através dos jogos e brincadeiras lúdicas pode-se proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo e contextualizado, em uma visão ampla da criança. Assim evidenciam que as praticas psicomotoras oferecem retorno positivo ao desenvolvimento da criança.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: