O (PAR) plano de ações articuladas: suas facilidades e fragilidades, enquanto ferramenta de gestão, para o dirigente municipal de educação do Balneário Pinhal
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar o PAR Plano de Ações Articuladas: suas facilidades e fragilidades, integrado ao PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação, enquanto ferramenta de gestão democrática, para o dirigente municipal de educação do Balneário Pinhal e sua execução nas escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de educação. Desse modo, a partir de uma visão interacionista, este trabalho, que partiu de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de estudo documental, além de entrevistas semiestruturadas com os diretores, reuniões com os diretores, professores, supervisores escolares e Equipe Técnica do PAR. Estas indagações surgem dos questionamentos levantados em relação a aplicação do PAR, ou seja, quais as contribuições efetivas no processo ensino aprendizagem? Quais os entraves no andamento deste processo? Desse modo, o tema proposto nos leva a refletir sobre o processo de implantação, execução e sistematização do PAR no município. Os resultados mostram que ainda existem algumas fragilidades por conta do repasse de recursos. No entanto, tivemos avanços significativos nas Políticas Públicas no município, consequentemente no processo ensino-aprendizagem.
Collections
The following license files are associated with this item: