Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?
Abstract
O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão
inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e
descritivo, fiz uma análise, através de problematizações, buscando articulá-las com as
sintetizações feitas pelos teóricos da educação de jovens e adultos. Há a evidência de
uma disputa de poder na organização de políticas públicas entre liberais e aqueles que
defendem uma proposta a partir dos próprios protagonistas, que são os jovens e os
adultos. A partir disso, constata-se que as políticas públicas estão sob um enfoque de
programas compensatórios e enrraigadas em práticas assistencialistas organizadas por
empresários, ONGS e ações não-governamentais sob os signos de parceria entre
Estado e sociedade civil. As políticas públicas estão enfocadas no contexto do
neoliberalismo, no qual predomina a hegemonia de idéias neoliberais com a
intervenção do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional na educação. Com
base nessa problemática, sugerem-se políticas públicas educacionais diferenciadas, na
perspectiva da educação não-formal, educação popular e educação em rede, que
investiga e problematiza as políticas públicas a partir dos próprios protagonistas. Além
disso, é necessário que essas políticas comportem uma gestão democrática e
participativa, buscando um diálogo horizontal entre todos os dirigentes. Pois esse
contexto neoliberal, desmobilizador, estático e assistencialista que está em voga não
serve para a construção de políticas públicas, mas um contexto forjado a partir da
realidade sócio-cultural dos jovens e adultos pode possibilitar novas políticas públicas
sob perspectivas humanas, críticas e emancipatórias.
Collections
- Gestão Educacional [294]
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