Concretos asfálticos em utilização no Rio Grande do Sul: comportamento mecânico e desempenho em campo quanto à deformação permanente
Resumo
As rodovias possuem alta relevância no contexto econômico e social do Rio Grande do Sul, estado brasileiro localizado no extremo sul do Brasil, sendo a solução mais utilizada na construção e recuperação das mesmas os pavimentos flexíveis com revestimentos de concreto asfáltico. O comportamento mecânico dessas misturas asfálticas depende, dentre outros fatores, dos materiais constituintes, das ações do tráfego e do clima e está diretamente relacionado ao desempenho em campo, sendo expresso pelas propriedades mecânicas, obtidas, geralmente, por meio de ensaios laboratoriais. O conhecimento do comportamento das misturas efetivamente utilizadas no Estado é de suma importância no dimensionamento e especificação das camadas dos pavimentos. Além disso, é útil para a análise das alternativas utilizadas, em especial, para o entendimento da resistência à deformação permanente, que é um dos principais danos a que as rodovias estaduais estão sujeitas. Buscou-se, assim, avaliar o comportamento mecânico de diferentes misturas asfálticas densas em utilização no estado do Rio Grande do Sul, por meio de ensaios laboratoriais e de campo, com foco na deformação permanente e no parâmetro Flow Number, obtido através do ensaio uniaxial de carga repetida. Para a realização do estudo, foram coletados vinte e quatro concretos asfálticos em diversas regiões do estado, com diferentes agregados e ligantes asfálticos, além de diversas faixas granulométricas recomendadas pelos órgãos rodoviários que administram as rodovias no Estado (DAER e DNIT). Também, quinze trechos foram monitorados a fim de avaliar a deformação permanente das camadas de revestimento. As análises dos resultados demonstram que, para a maioria das misturas produzidas no RS, são identificados desvios de produção para granulometria e teor de ligante. Além disso, identificou-se a utilização de métodos de seleção de agregados e ligantes, critérios de dosagem e parâmetros como a RT, que já são ultrapassados, pois não levam em conta o desempenho, demonstrando a necessidade de atualização das especificações vigentes. Os resultados das propriedades mecânicas indicam diferenças significativas de comportamento para a rigidez das misturas estudadas, ficando evidente a importância da efetiva caracterização das mesmas para projetos de pavimentação. Para o ensaio de Flow Number, encontrou-se uma forte correlação do parâmetro FN com a reologia das misturas, característica fortemente influenciada pelo tipo de ligante, seguido do percentual de pó de pedra no traço. Além disso, os critérios de Flow Number do ensaio uniaxial de carga repetida foram refinados em função do tráfego, sendo possível inferir uma boa aplicabilidade do respectivo parâmetro na previsão da deformação permanente de concretos asfálticos, com exceção das misturas mornas e com asfalto borracha, que apresentam baixos valores de FN e bom desempenho em campo.
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