As fragilidades encontradas na inclusão do surdo na rede regular de ensino em Governador Valadares
Abstract
Este artigo integra uma investigação sobre as fragilidades no processo de inclusão dos surdos na rede
regular de ensino em escolas municipais e particulares de Governador Valadares. Para tanto foram envolvidos
professores de alunos surdos que participaram de entrevista semi-estruturada na qual os depoimentos foram
analisados. Os dados indicaram fragilidades que ocorrem no espaço escolar identificados como desconhecimento
sobre o surdo enquanto sujeito de diferente cultura, causando assim um reducionismo das implicações
educacionais ao direito do intérprete e a utilização da Língua de Sinais entre esse e os alunos surdos. A
dificuldade de interação entre professor e surdo é outra fragilidade, pois o professor por não dominar a LS acaba
transferindo o seu papel de interventor do processo de ensino aprendizagem para o intérprete reconhecendo a
incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades
com adaptações curriculares, participação ativa dos surdos no que diz respeito à literatura, artes, manifestações e
atividades que promovem a construção da identidade surda. Esta investigação gerou uma reflexão que contribuiu
para repensar acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando identificar as fragilidades no processo
inclusivo e a partir daí levantar argumentos que possibilitem repensar a organização desse processo buscando
atitudes educacionais e mudanças curriculares que realmente promovam a inclusão dos alunos surdos e
possibilite a esses o reconhecimento e prática cultural surda, construindo suas identidades sem sentirem-se
inferiores ou limitados frente aos ouvintes.