Navegação Educação Matemática por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 27
-
Laboratório de ensino de matemática como estratégia de aprendizagem para as quatro operações aritméticas básicas
(2010-02-26)Diante de todas as mudanças que surgem com a passagem do segundo para o terceiro ciclo do Ensino fundamental, cabe a pergunta: os conceitos estudados nas séries iniciais podem ser considerados consolidados para todos ... -
Ensino e aprendizagem de geometria em módulos: uma proposta pedagógica para escolas do CASE
(2010-06-29)Esta é uma proposta pedagógica para o ensino e a aprendizagem de princípios e padrões de conceitos geométricos, especialmente para alunos que estudam em escolas que funcionam junto aos CASEs (Centro de Atendimento ... -
Educação financeira no ensino fundamental: uma análise das condições existentes para sua implementação
(2010-08-23)Este trabalho apresenta um estudo das condições existentes para o desenvolvimento da Educação Financeira no Ensino Fundamental. Inicialmente, buscou-se, através de uma investigação histórica, verificar como se constituiu ... -
Resolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas do CASE
(2010-08-27)Este trabalho tem como objetivo principal aplicar e analisar a Metodologia de Resolução de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. O objeto de estudo foi escolhido ... -
Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas
(2010-08-30)Este trabalho foi escrito para averiguarmos como os estudantes de ensino fundamental e de ensino médio estão relacionando as interpretações de problemas matemáticos (neste caso envolvendo o conteúdo de sistemas lineares) ... -
Um olhar sobre o ensino de matemática no ensino médio sob a influência das provas do PEIES
(2010-08-31)Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre a relação Ensino de Matemática/ Ensino Médio/PEIES – Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Por meio desse estudo, ... -
O uso de softwares no ensino de geometria: uma decrição das características predominantes nas dissertações da UNESP - Rio Claro
(2010-09-01)As mudanças sofridas pela juventude, impostas pelas novas tecnologias, nos sugerem uma nova forma de trabalhar a realidade dos jovens, que exige uma mudança fundamental no modo como as crianças interagem com o mundo. Isso ... -
Geometria dinâmica: uma proposta de atividades no estudo de triângulos através do GeoGebra
(2010-09-08)Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise a cerca da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente do computador, nas aulas de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. ... -
Um estudo da função afim na educação de jovens e adultos
(2010-12)O presente trabalho teve como objetivo melhorar a metodologia, adotar um ensino mais direcionado e adequado aos conhecimentos já adquiridos pelo aluno na sua vida diária. Para isso apresentamos uma sequência de atividades ... -
Análise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhos
(2010-12-16)O presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma pesquisa realizada em escolas do município de Júlio ... -
Uma dificuldade do ensino e aprendizagem de matemática: leitura, interpretação e produção de problemas matemáticos
(2011-01-13)Este trabalho tem como objetivo principal analisar a formulação e interpretação de problemas matemáticos. Procurou-se fazer uma integração da língua escrita e falada com a matemática, conduzindo os alunos a leitura de ... -
História da matemática em atividades didáticas: uma proposta de trabalho para o sexto ano do ensino fundamental
(2011-01-14)O objetivo deste trabalho é mostrar através da elaboração de atividades didáticas utilizando a História da Matemática, as possibilidades reais de se utilizar a mesma como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática ... -
O ensino da estatística no desenvolvimento da criticidade de alunos de uma escola do ensino fundamental no municipio de Montenegro, RS
(2011-02-04)Neste estudo, desenvolvem-se a problematização, a teoria e a prática interrelacionadas ao tema sobre a construção das habilidades de criticidade no ensino de estatística para a resolução de questões curriculares de ... -
Modelagem matemática: um estudo das relações entre a geometria e as geometrias moleculares
(2011-08-05)O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão didática sobre as relações entre a Geometria, estudada em Matemática, e as Geometrias Moleculares, estudadas em Química, através do ponto de vista dos registros de representação ... -
Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
(2011-08-08)A manipulação de objetos é uma das primeiras atividades que a criança realiza ao se por em contato com o mundo. Durante esse processo, habilidades motoras vão se estabelecendo, estimulando a atenção e ao mesmo tempo sendo ... -
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara
(2011-08-12)Este trabalho foi elaborado com o propósito de fazer uso de modelagem matemática como uma alternativa ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e propor uma maior interação com a etnomatematica, dando atenção ao ... -
Introdução ao estudo de derivada: uma sequência didática com o uso do software GeoGebra
(2011-12-20)O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino para o estudo do conceito de derivada através de uma sequência didática, utilizando-se como ferramenta de apoio o software GeoGebra. Destacam-se alguns aspectos pertinentes ... -
Uma análise de conteúdos de Matemática em livros didáticos utilizados na preparação para o exame de admissão ao ginásio
(2012-01-03)O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada através de uma análise sócio-histórica dos conteúdos de matemática obrigatórios para a realização dos exames de admissão ao ginásio, no Brasil. Como material de pesquisa ... -
Sobre a utilização da história da matemática em atividades didáticas para o nono ano do ensino fundamental
(2012-01-04)Esta monografia apresenta um estudo sobre a abordagem da História da Matemática em atividades didáticas feita por Miguel (1993). Além disso, apresenta uma análise de três livros didáticos de Matemática, para turmas de ... -
Avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de frações
(2012-01-27)Sabe-se que o computador pode ser utilizado como elemento de apoio para o ensino, mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com o computador pode possibilitar ...