Ensino da filosofia na escola de nível médio: uma análise discursiva das políticas curriculares e dos textos acadêmicos
Fecha
2018-07-09Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Questões da ordem da identidade e das finalidades do ensino da filosofia, a serem estabelecidas pelo discurso, constituem lutas por sentidos e significados a se estabelecerem como modos verdadeiros a serem seguidos. Dessa forma, as políticas públicas educacionais, para o ensino da filosofia, assim como os textos especializados da área, colocam-se como meios de circulação de modos de ser professor de filosofia na escola básica. Assim, tanto os textos legais quanto os textos específicos da área são práticas discursivas constituidoras das maneiras de pensar e de agir do professor dessa disciplina no ensino médio. É sob este viés que foi desenvolvida essa pesquisa de mestrado, pertencente à Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas e Práticas Escolares, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Deste modo, o objetivo dessa pesquisa foi: analisar os discursos sobre ensino da filosofia das políticas públicas educacionais e das produções acadêmicas para o ensino médio e os modos de conduta do professor. A materialidade utilizada nessa pesquisa foram os textos legais tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias (BRASIL, 2000); Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Humanas e suas Tecnologias PCN+ Ensino Médio (BRASIL, 2002); as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias (BRASIL, 2006). Assim, como os textos acadêmicos voltados para o ensino da filosofia, que compõem as coletâneas XVI e XVII da Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia (ANPOF), do Grupo de Trabalhos Filosofar e Ensinar a Filosofar, e as produções da Revista Digital de Ensino de Filosofia (Refilo), do ano de 2015. A leitura dos referidos documentos se deu, a partir de uma inspiração arqueogenealógica foucaultiana e desenvolveram-se os seguintes conceitos: discurso, governamentalidade e poder-saber. Como resultados destaca-se a manutenção do discurso sobre o ensino da filosofa, que enuncia a transformação do indivíduo no aluno consciente, crítico, autônomo provenientes de um saber moderno e que interpela o professor e, assim, governa o mesmo em seu exercício docente.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: