Avaliação na educação infantil: uma construção possível
Resumen
Este estudo teve como objetivo verificar os diferentes pressupostos e critérios de
Avaliação na Educação Infantil na escola envolvida, considerando a fase de
desenvolvimento; como esta é articulada nos processos de Gestão Escolar e no
Projeto Político Pedagógico; e destacar qual a concepção teórico-prática dos
professores (as) sobre Avaliação na Educação Infantil. O estudo teve como aporte
teórico autores como Hoffmann (1996, 1998, 1999, 2003) Lima (1999) Lück (2006)
entre outros. A investigação desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa,
do tipo estudo de caso com a realização de questionários a professores e pais,
observação em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico. Foi possível
constatar que a escola trabalha com a Avaliação na Educação Infantil de forma a
atender ao desenvolvimento integral da criança, considerando a fase atual em que
se encontram de aprendizagem, inserindo-se, assim, dentro do Projeto Político
Pedagógico. Observou-se que a escola desenvolve princípios de uma gestão
democrática integrando professores, funcionários, alunos, pais e comunidade em
geral. Nesse sentido, a Avaliação foi apresentada como preocupação de pais e
professores, acompanhando o aluno individualmente em todos os seus níveis de
aprendizagem e que serve de forma a investigar as dificuldades e avanços de cada
um. A partir disso, foi possível constatar que a Avaliação é parte de um processo
que exige a participação de todos os envolvidos no contexto escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional [295]