O projeto aluno monitor da sala de informática nas escolas da rede municipal de Santa Maria: reflexos de uma formação
Resumo
A habilitação de alunos monitores para atuar nas salas de informática, auxiliando na integração das tecnologias educacionais em rede à prática pedagógica dos professores das escolas municipais de Santa Maria é o tema principal desta pesquisa e tornou-se projeto de extensão do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM. Tal ação, implementada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), buscou potencializar o uso das tecnologias educacionais existentes nestes ambientes escolares, os quais são oriundos do convênio PROINFO/MEC, enfatizando o software livre, por meio do Linux Educacional, o Sistema Operacional adotado pelo PROINFO. Foram selecionadas ferramentas do Linux Educacional compatíveis com a versão disponível nas escolas e elaborados materiais didáticos para o desenvolvimento das oficinas. Esses materiais foram transformados num e-Book, visando a divulgação e compartilhamento do recurso educacional em outros contextos. A proposta constituiu-se com oficinas de formação continuada ao longo do ano, alicerçada na abordagem qualitativa e na metodologia da pesquisa-ação. A pesquisa buscou analisar em que medida a integração das tecnologias educacionais em rede, com o suporte do aluno monitor, pode auxiliar na prática dos professores que utilizam o ambiente informatizado na escola, como também as mudanças que poderão ocorrer nas relações que se estabelecem entre aluno monitor e professor que aprendem e ensinam, em uma relação circular, em contextos escolares/educacionais e as transformações na escola que acolhe a proposta. A formação pretendeu estimular a utilização das tecnologias, perpassando pela apropriação, aperfeiçoamento de competências, habilidades e atitudes que resultem em mudanças do aluno, no papel de monitor, no processo de aprender-ensinar-refletir-reaprender, incentivando a promoção de sua autonomia e ação voluntária na sala de informática da escola, como uma importante contribuição social que evidencia o protagonismo do aluno monitor e sua atitude cidadã.
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