Mostrar registro simples

dc.creatorToja, Ana Paula Uflacker
dc.date.accessioned2019-03-19T11:30:29Z
dc.date.available2019-03-19T11:30:29Z
dc.date.issued2018-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15928
dc.description.abstractThis dissertation presents the development of a master's research that aimed to investigate the contributions of the National Pact Program for Literacy in the Right Age (PNAIC) for the continuing education of literacy teachers in the municipality of São Borja / RS, especially the PNAIC-Mathematics which was held in 2014. The research subjects were the literacy teachers of the municipal teaching network of the city of São Borja-RS, who participated in the PNAIC-Mathematics formations and are still acting as a teacher. To base the writing, Laws, Resolutions, the notebooks used in the formations and works of authors like: Imbernón (2010), Garcia (1999), Nóvoa (1992, 2002, 2009), among others, were used. For the data collection, it was decided to apply only one instrument, the questionnaire, which was composed of open and closed questions. The data collected were organized into three final categories, namely: How teachers see continuing education; Contributions of the PNAIC to the Teaching of Mathematics; Difficulties in the teaching of Mathematics for Literacy Teachers. The categories were interpreted through the content analysis of Bardin (2011). According to the data obtained in the research, the actions developed in the framework of the PNAIC influenced the teaching practice in several aspects, which highlight the methodologies that were worked in the formations and that help the teachers in the process of teaching and learning. In addition, the exchange of experience among colleagues was an opportunity to reflect and learn through their own practice and the practice of their colleagues in the profession. It is important to offer the teachers formations, which are appropriate to the daily school life that they are inserted, and that lead them to reflect on their performance in this environment. The formations must be carried out in a continuous way, since to be a teacher is to be in constant process of learning and in search of knowledge. In addition, it is necessary to provide schools with adequate infrastructure for teachers to carry out their work efficiently. Therefore, it is concluded that the PNAIC contributed to the improvement of the teaching practice of literacy teachers, since, after the formations began to use different strategies to work efficiently the mathematical content required in the early years of Elementary School.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPNAICpor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectAlfabetização matemáticapor
dc.subjectProfessores alfabetizadorespor
dc.subjectContinuing education of teacherseng
dc.subjectLiteracy mathematicseng
dc.subjectTeachers literacyeng
dc.titleAs contribuições do PNAIC-matemática na formação de professores alfabetizadores do município de São Borjapor
dc.title.alternativeThe contributions of the PNAIC-mathematics in the training of teachers of the municipality of São Borjaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores do município de São Borja/RS, em especial o PNAIC-Matemática que foi realizado no ano de 2014. Os sujeitos da pesquisa foram os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS, que participaram das formações PNAIC-Matemática e que ainda estão atuando como professor. Para embasar a escrita, foram utilizadas Leis, Resoluções, os cadernos utilizados nas formações e obras de autores como: Imbernón (2010), Garcia (1999), Nóvoa (1992, 2002, 2009), entre outros. Para a coleta de dados, optou-se por aplicar apenas um instrumento, o questionário, o qual foi composto por questões abertas e fechadas. Os dados coletados foram organizados em três categorias finais, a saber: Como os professores veem a formação continuada; Contribuições do PNAIC para o Ensino de Matemática; Dificuldades no ensino da Matemática para os Professores Alfabetizadores. As categorias foram interpretadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). De acordo com os dados obtidos na pesquisa, as ações desenvolvidas no âmbito do PNAIC influenciaram na prática docente em vários aspectos, os quais destacam-se as metodologias que foram trabalhadas nas formações e que auxiliam os docentes no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a troca de experiência entre os colegas foi uma oportunidade de refletir e aprender através da sua própria prática e da prática de seus colegas de profissão. É importante oferecer aos docentes formações que estejam adequadas ao cotidiano escolar o qual estão inseridos, e que os levem a refletir sobre a sua atuação nesse ambiente. As formações devem ser realizadas de forma contínua, já que ser professor é estar em constante processo de aprendizado e em busca de conhecimentos. Além disso, é necessário oferecer escolas com infraestrutura adequada para os professores desenvolverem o seu trabalho com eficiência. Portanto, conclui-se que o PNAIC contribuiu para a melhoria da prática docente das professoras alfabetizadoras, já que, após as formações começaram a usar diferentes estratégias para trabalharem de forma eficiente os conteúdos matemáticos exigidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.por
dc.contributor.advisor1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee1Roos, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.contributor.referee2Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3704006449718179por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810475786462290por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International