As contribuições do PNAIC-matemática na formação de professores alfabetizadores do município de São Borja
Abstract
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores do município de São Borja/RS, em especial o PNAIC-Matemática que foi realizado no ano de 2014. Os sujeitos da pesquisa foram os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS, que participaram das formações PNAIC-Matemática e que ainda estão atuando como professor. Para embasar a escrita, foram utilizadas Leis, Resoluções, os cadernos utilizados nas formações e obras de autores como: Imbernón (2010), Garcia (1999), Nóvoa (1992, 2002, 2009), entre outros. Para a coleta de dados, optou-se por aplicar apenas um instrumento, o questionário, o qual foi composto por questões abertas e fechadas. Os dados coletados foram organizados em três categorias finais, a saber: Como os professores veem a formação continuada; Contribuições do PNAIC para o Ensino de Matemática; Dificuldades no ensino da Matemática para os Professores Alfabetizadores. As categorias foram interpretadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). De acordo com os dados obtidos na pesquisa, as ações desenvolvidas no âmbito do PNAIC influenciaram na prática docente em vários aspectos, os quais destacam-se as metodologias que foram trabalhadas nas formações e que auxiliam os docentes no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a troca de experiência entre os colegas foi uma oportunidade de refletir e aprender através da sua própria prática e da prática de seus colegas de profissão. É importante oferecer aos docentes formações que estejam adequadas ao cotidiano escolar o qual estão inseridos, e que os levem a refletir sobre a sua atuação nesse ambiente. As formações devem ser realizadas de forma contínua, já que ser professor é estar em constante processo de aprendizado e em busca de conhecimentos. Além disso, é necessário oferecer escolas com infraestrutura adequada para os professores desenvolverem o seu trabalho com eficiência. Portanto, conclui-se que o PNAIC contribuiu para a melhoria da prática docente das professoras alfabetizadoras, já que, após as formações começaram a usar diferentes estratégias para trabalharem de forma eficiente os conteúdos matemáticos exigidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Collections
The following license files are associated with this item: