Círculos dialógicos em contexto educacional militar: políticas curriculares e suas articulações com a língua inglesa no ensino médio
Fecha
2018-07-10Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho possui como temática central a relação entre as políticas
curriculares e a língua inglesa (LI) no ensino médio. A pesquisa apresenta como
objetivo geral, compreender a produção de sentidos na relação entre políticas
curriculares e a língua inglesa, considerando implicações para processos educativos
no ensino médio. A instituição educacional onde a pesquisa foi realizada trata-se de
uma escola federal, localizada na região Oeste da cidade de Santa Maria, RS. A
metodologia utilizada para desenvolver este estudo contempla uma abordagem
qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como fonte de dados, foram realizados círculos
dialógicos investigativo-formativos com os professores de língua inglesa que
desenvolvem ações pedagógicas no ensino médio. Para fundamentar esta pesquisa,
os estudos dos seguintes autores foram utilizados como referencial teórico: Bardin
(2011), Kuenzer (2013), Leffa (1999), Lopes e Macedo (2002), Minayo (2007),
Saviani (2007), entre outros. Constatou-se que investigar e discutir as políticas
curriculares de língua inglesa no currículo do ensino médio é fundamental, pois se
percebe que o ensino-aprendizagem tem se mostrado frágil, pouco repercutindo em
uma aprendizagem significativa por parte dos educandos. A partir das práticas
dialógicas, os educadores evidenciaram as inúmeras lacunas e contradições
permeadas por questões políticas que acabam resultando no esvaziamento da
função social da LI enquanto disciplina no currículo escolar. Dessa forma, como
produto desta pesquisa, foi criado um grupo de estudos dentro do Colégio Militar
com o título de “Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos no Colégio do Vagão”,
para que pudéssemos dar continuidade às práticas dialógicas e reflexivas dentro do
ambiente escolar.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: