Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAr – Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão
Abstract
.Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida com base na pesquisa acerca das
políticas de formação de professores desenvolvidas nos Institutos Federais, sob a
obrigatoriedade legal de oferta de pelo menos 20% das vagas anuais para cursos de
formação de professores, imposta pela Lei de Criação dos Institutos Federais, Lei
número 11.892 de 2008. Buscou-se analisar os fatores que interferem na baixa
procura de vagas e na evasão nos cursos de licenciatura do Instituto Federal
Farroupilha (IFFAR)– Campus São Vicente do Sul, com vistas à efetivação da
política de expansão da Rede Federal e Educação Profissional e Tecnológica no
Brasil e ao fortalecimento da formação de professores. A investigação caracteriza-se
como um estudo de caso desenvolvido a partir de uma perspectiva epistemológica
histórico-crítica, sustentada por uma abordagem quanti-qualitativa e fundamentada
em uma análise documental. Os dados construídos foram analisados sob a ótica
metodológica da análise de conteúdo de Bardin (2011). Desta análise foi possível
perceber que a situação dos cursos de licenciatura dos campus lócus da pesquisa é
bastante delicada, chegando a apresentar índices de evasão superiores a 50% e
índice de eficiência anual igual a 0% para o caso do curso de Química. Neste
cenário de aparente insucesso da política de formação de professores encontrou-se
um ambiente acadêmico altamente colaborativo, que reconhece a existência da
problemática na qual os cursos de licenciatura estão imersos, mas que ainda carece
de um envolvimento maior de todos os atores deste enredo através de ações
institucionais que englobem as bem intencionadas ações que são adotadas
isoladamente pelos coordenadores de curso. Neste sentido, o produto final desta
pesquisa é a elaboração do Plano de Rearticulação das Ações da gestão para a
melhoria dos índices de eficiência dos cursos de licenciatura do campus São Vicente
do Sul, batizado de PRA-Licenciaturas, que traduz-se como um conjunto de ações
integradas e cooperadas que podem auxiliar a gestão dos cursos de licenciatura a
mudar o cenário de altos índices de evasão e retenção e baixos índices de procura e
diplomação.
Collections
The following license files are associated with this item: