O sistema de atividades do estágio de letras-inglês sob a perspectiva do professor em formação
Resumo
As disciplinas de Estágio Supervisionado materializam a vivência em sala de aula dos professores em
formação de maneira curricular e institucionalizada. Tendo caráter obrigatório na formação inicial,
diversas leis e documentos oficiais estabelecem diretrizes legais a serem seguidas pelas instituições
envolvidas no estágio, tais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, o
Parecer nº28 CNE/CP 2001, a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, a Resolução 2/2015 e
ainda a Instrução Normativa 01/2014. Considerando esse panorama, este trabalho visa identificar
como se constitui o sistema de atividades do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Letras-Inglês
da UFSM, a partir da perspectiva de professores em formação em diferentes etapas de formação.
Como fundamentação teórica, adotamos a Teoria da Atividade Sócio-Histórica-Cultural
(ENGESTRÖM, 1987; LIBERALI, 2009) e as seguintes perspectivas críticas de linguagem: a Análise
Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY,
MATTHIESSEN, 2014). O corpus desta pesquisa é constituído por catorze questionários
semiestruturados aplicados com acadêmicos da disciplina de Didática do Inglês e por quatro
transcrições de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com quatro professores em formação da
disciplina de Estágio Supervisionado I e II e outros quatro da disciplina de Estágio Supervisionado III
e IV. A análise dos questionários mostrou que os professores em formação atribuem dois papéis aos
estagiários de observação e três aos estagiários de docência. Os papéis, atribuídos aos estagiários
de observação, identificados nos discursos dos participantes, foram a) Observador – Proativo (64%) e
b) Observador – Passivo (36%). Já,os papéis atribuídos aos estagiários de docência foram a)
Professor – Colaborador reflexivo (64%), b) Professor - Tecnicista (22%) e por fim, c) Professor – ad
hoc (14%).Os resultados dos questionários indicam que a maior parte dos acadêmicos representam
os professores em formação em ambos os estágios a partir de papéis de caráter colaborativoreflexivo.
Na análise das entrevistas, os professores em formação dos estágios supervisionados I e II
representam o sistema de atividades do estágio a partir de ampliações de instrumentos, regras e
atribuições. Assim, podemos observar que, na esfera municipal, a prática de observação do professor
em formação é representada de forma mais passiva, enquanto na esfera estadual é materializada no
discurso do participante como mais interativa que a da esfera municipal. A esfera federal é a que
oportuniza uma prática mais ativa que as demais, uma vez que os professores em formação
assumem responsabilidades e atribuições similares à prática da regente. Por outro lado, o sistema de
atividades do estágio de docência apresenta o processo oposto. De acordo com os discursos dos
participantes, os professores em formação representam a esfera municipal como um espaço que
oportuniza maior autonomia ao estagiário, ao mesmo tempo em que o estagiário tem maior
acompanhamento da regente que nas demais esferas. Na esfera estadual, embora a professora em
formação tenha autonomia para desenvolver suas aulas, não possui o acompanhamento sistemático
da professora regente. Já na esfera federal, as professoras em formação não possuem o
acompanhamento da professora regente e devem trabalhar apenas as habilidades de leitura e escrita
com foco em textos técnicos. Desse modo, os sistemas de atividades dos estágios de observação e
docência apresentam diferenças em suas constituições, variando conforme a esfera governamental e
a estrutura escolar de cada instituição.
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