Proposta de estruturação de um banco de dados e de critérios de priorização para manutenção do sistema viário urbano – SGPU: estudo de caso de Santa Maria - RS
Resumo
Devido às más condições em que se encontram os pavimentos asfálticos do município
de Santa Maria-RS e ao descontentamento de boa da parte da população com essa
situação, a prefeitura desse município tem demonstrado interesse em desenvolver e,
futuramente, implantar um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPU).
Nesse contexto, o presente trabalho buscou elaborar uma proposta de estruturação
de um banco de dados e de critérios de priorização para manutenção do sistema viário
urbano de Santa Maria-RS, visando à implantação de um SGPU. Para isso, foram
realizadas algumas etapas: definição e caracterização da área de estudo (11 vias
centrais); execução de levantamentos de campo (contagens de tráfego; levantamento
de defeitos do pavimento por meio do Levantamento Visual Contínuo – LVC;
levantamento de irregularidade do pavimento utilizando perfilômetro inercial laser;
levantamento de parâmetros estruturais do pavimento – deflexão máxima e raio de
curvatura –, utilizando viga Benkelman); estruturação do banco de dados; elaboração
do diagnóstico do tráfego e da situação dos pavimentos; proposição de um catálogo
de soluções de manutenção e indicação das soluções; orçamento das soluções;
normalização do banco de dados estruturado; proposição do modelo matemático para
cálculo do Índice de Prioridade (IP); criação de cenários de priorização e aplicação no
banco de dados normalizado; cálculo e ranqueamento do IP em cada cenário; e, por
fim, ranqueamento dos subtrechos em cada cenário. Do ponto de vista do diagnóstico
da área de estudo, o menor NUSACE foi registrado na Av. Presidente Vargas, sentido
centro bairro e o maior, na Av. Hélvio Basso, sentido centro-bairro. O menor VDM
unidirecional foi registrado na Av. João Luiz Pozzobon, sentido bairro-centro e o maior,
na Av. Nossa Senhora Medianeira, sentido centro-bairro. O ATR em 100 % dos
pavimentos da área de estudo ficou abaixo de 10 mm. A melhor condição da superfície
do pavimento foi registrada na Av. Liberdade, bairro-centro, pista dupla. A pior
condição da superfície do pavimento foi registrada na Av. Governador Walter Jobim,
sentido bairro-centro. O RC em 77 % dos pavimentos da área de estudo foi maior que
100 metros. A melhor condição da estrutura do pavimento foi registrada na Av.
Liberdade, sentido bairro-centro, pista dupla. A pior condição da estrutura do
pavimento foi registrada na Av. Ângelo Bolson, sentido centro-bairro. O valor total das
soluções foi de R$ 18.363.546,54. A via mais onerosa foi a Av. Governador Walter
Jobim e a menos onerosa, a Av. Hélvio Basso. O modelo matemático para cálculo de
IP proposto, por ser um modelo simplificado e de fácil compreensão, se for
efetivamente colocado em prática, pode auxiliar na gerência, em nível de rede, dos
pavimentos de Santa Maria-RS, permitindo não apenas a tomada de decisões mais
racionais, por parte dos gestores, como também a otimização dos recursos públicos.
O melhor preditor de IP foi o IGGE, seguido por D0 corrigida, ATR e IRI.
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