O letramento geográfico nas escolas rurais: uma experiência cartográfica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Flora – Santa Maria, RS
Fecha
2018-09-14Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esse trabalho tem como objetivo expor a importância da alfabetização cartográfica em escolas rurais, bem como os benefícios que ela traz para o desenvolvimento cognitivo da criança. Buscamos também, estabelecer o papel do professor de Geografia no ensino da cartografia a fim de que os alunos tenham maior domínio dos conteúdos geográficos, bem como, de desenvolvimento em outras frentes, como um maior desenvolvimento na sociedade em que convivem. Paralelamente, apresentamos um histórico das escolas rurais, e a concepção do modelo de escolas do Movimento Sem Terra – MST – movimento impar na estruturação e propagação deste conceito de escola e de ensino. Por fim, apontamos a necessidade de se trabalhar e desenvolver com prioridade a Geografia a partir da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento pleno dos educandos. E, para melhor apresentar a teoria foi realizada uma pesquisa participante em uma escola rural do Distrito de Santa Flora – Santa Maria – RS onde a autora desta dissertação faz parte da equipe escolar como docente. A pesquisa em campo traz como resultados uma melhor compreensão do espaço vivido pelos alunos e observa que o ensino de geografia precisa sem ampliado, pois os alunos em uma das atividades que, consistia em trabalhar com a orientação espacial, demonstrou um grande déficit por parte dos alunos em se orientar espacialmente. As demais atividades apresentam bons frutos ao apresentar a visão de mundo dos alunos, demarcando bem a diferenciação de espaço rural e espaço urbano. Diante disto, salienta-se que a alfabetização cartográfica é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos, seja dentro dos muros escolares e principalmente fora deles.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: