A era digital na escola: o uso das TIC como prática pedagógica na formação do cidadão do século XXI
Abstract
Diante do rápido avanço das tecnologias nas diversas atividades humanas, torna-se
necessário que a escola também acolha esse recurso para aquisição e
aprimoramento do conhecimento, com capacidade de preparo e formação do aluno
para agir e interagir na sociedade digital atual. Assim, esta pesquisa busca investigar
a realidade educacional e tecnológica da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Marino da Silva Gravina do município de Boqueirão do Leão, conhecer as
dificuldades e potencialidades do uso das novas tecnologias em sala de aula,
investigar as competências digitais necessárias para o século XXI e conhecer os
conflitos, desafios e perspectivas do uso das TIC como prática pedagógica. O
estudo abrange a técnica de levantamento, através de questionários para coleta de
dados. A análise dos dados acontece por meio da abordagem qualitativa com
discussão dos resultados. Justifica-se pela necessidade de investigar, conhecer e
interpretar dados sobre a utilização das novas tecnologias na escola em questão,
verificando assim se a instituição contempla a formação do cidadão para o século
XXI. Com o resultado da pesquisa pretende-se oferecer subsídios próprios a escola
e município para planejar e buscar ações que otimizem o uso das TIC na formação
do aluno de forma construtiva e necessária para interagir na a era digital.